Bancos privados encaixam mais 20% em comissões do que no pré-pandemia

BCP, Santander, Novo Banco e BPI encaixam quase 1,5 mil milhões em comissões entre Janeiro e Setembro. Clientes têm investido em produtos como fundos de investimento, o que ajuda a banca.

Foto
Em 2020, Miguel Maya liderava um banco cujas receitas com comissões não superavam os 500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. No mesmo período de 2025, as comissões do BCP geraram 628 milhões de euros Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
07:35

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Na última década, a tendência tem sido uma: os bancos têm vindo a conseguir receber mais pelas comissões que cobram aos seus clientes. Sendo uma fonte alternativa de receitas quando os juros não dão proveitos significativos, as comissões têm vindo a crescer porque há mais negócio, mas também porque os bancos têm levado os clientes para produtos de poupança e investimento mais generosos nestes encargos do que os depósitos tradicionais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para [email protected].